quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cidadania é ...

Já não me recordo de onde copiei essa definição abaixo, mas acabo de encontrá-la numa pequena folha de apontamentos, já com ar algo usado, dentro da minha carteira - talvez nessas leituras de sala de espera de médico, ou outros lugares de pré-tortura (quando a espera não é a maior tortura). Seja como for, achei que ela define muito bem o significado do termo cidadania. Aqui vai:

«Cidadania é o estado pleno de conscientização dos deveres e direitos do cidadão, e das suas possibilidades de desenvolvimento como membro de uma comunidade».

Um dos aspectos importantes dessa definição é a questão dos deveres. Muita gente vive procurando seus direitos, mas esquece seus deveres. A busca individualista e, por isso, doentia, dos direitos acaba virando até abuso e, tanto que pretende cidadania, perverte a própria cidadania.

Como se costuma dizer, a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro. Talvez a palavra-chave da cidadania seja mesmo "reciprocidade" em nível consciente, ou seja, sentido de reciprocidade. Porque não existe cidadania individual. Com efeito, eu sou o outro além de mim mesmo. O outro está em mim; e a única coisa que o outro não tem de mim é minha própria consciência; de tal modo que, para fazer com que o outro entenda aspectos da minha consciência, eu tenho forçosamente que dialogar com ele - logo, reciprocidade, que é um dos aspectos da linguagem, em suas características básicas de mensagem e feedback, e assim por diante.

Daí se entende cidadania, igualmente, como uma rede de comunicação entre seres mais ou menos conscientes do todo em que se encontram. Mas essa seria outra conversa.

Nenhum comentário: